Varejista registra queda de 11,4% no lucro do quarto trimestre

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Fachada de Loja do Magine Luiza

São Paulo – O lucro líquido do Magazine Luiza caiu 11,4% no quarto trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018, para R$ 168 milhões. O lucro líquido ajustado, por sua vez, foi de R$ 185,3 milhões, queda de 0,5% na base anual.

Em 2019, o lucro líquido aumentou 54,3% e somou R$ 921,8 milhões, enquanto o lucro líquido ajustado caiu 6,4% no período, para R$ 552,1 milhões, ambos na comparação com 2018.

No trimestre, a receita líquida teve avanço de 38,5% e totalizou R$ 6,385 bilhões na comparação anual. As vendas totais, incluindo marketplace, somaram R$ 8,988 bilhões no período, alta de 51,3%, na mesma base de comparação.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do período foi de R$ 500 milhões, alta de 41,2% em base anual. O ebitda ajustado, por sua vez, registrou elevação de 13,3% no trimestre, para R$ 394,5 milhões.

O crescimento das vendas no conceito mesmas lojas foi de 12,6% no trimestre, sendo que no mesmo período de 2018 havia ficado em 16,1%. As vendas totais em lojas físicas registraram 26,1%, sendo que na comparação anual tinha ficado em 24,2%. As vendas pela internet, incluindo a Netshoes a partir de 14 de junho do ano passado, foi de 92,8%, sendo que na base anual havia atingido 57,4%.

Ao final do terceiro trimestre, a empresa tinha 1,113 mil lojas físicas, incremento de 159 pontos de venda em relação ao mesmo período do ano anterior. A dívida líquida do Magazine Luiza era de R$ 3,905 bilhões, sete vezes maior que o visto no mesmo período de 2018.

A Luizacred, joint venture com o Itaú Unibanco, tinha na carteira de crédito, incluindo cartão de crédito, CDC e empréstimo pessoal, o valor de R$ 11,5 bilhões ao final do trimestre, um aumento de 37,4% na base anual. A carteira do cartão Luiza, por sua vez, cresceu 40,1% e somou R$ 11,4 bilhões, enquanto a carteira de CDC foi de R$ 118 milhões.