Vamos estender diretrizes de distanciamento social para 30 de abril

239
(Official White House Photo by Tia Dufour)

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a extensão das diretrizes de distanciamento social em todo o país até 30 de abrir para conter a disseminação de covid-19, voltando atrás em seu discurso anterior de reabrir a economia completamente na Páscoa, em 12 de abril.

“Vamos estender nossas diretrizes para 30 de abril para retardar a disseminação”, disse Trump, em coletiva de imprensa ontem na Casa Branca. “Na terça-feira, finalizaremos esses planos e forneceremos um resumo de nossas descobertas, apoiando dados e estratégias para o povo norte-americano”.

O governo havia anunciado em 16 de março diretrizes de distanciamento social de 15 dias, recomendando aos norte-americanos que evitassem viagens não essenciais, reuniões de mais de dez pessoas e idas em restaurantes, entre outras medidas.

Na coletiva de ontem, Trump elogiou os especialistas de saúde do país e disse que as medidas de mitigação que o governo norte-americano está colocando em vigor vão reduzir significativamente o número de infecções e de mortes.

“A modelagem estima que o pico da taxa de mortalidade provavelmente atingirá em duas semanas. Então, vou dizer novamente, o pico – o ponto mais alto das taxas de mortalidade, lembre-se disso – provavelmente atingirá em duas semanas. Nada seria pior do que declarar vitória antes que a vitória seja conquistada. Essa seria a maior perda de todas”, disse ele.

“É muito importante que todos sigam fortemente estas diretrizes”, acrescentou. Por fim, Trump disse esperar que o país se recupere até o dia primeiro de junho. “Muitas coisas boas estarão acontecendo”, concluiu.

Os casos do novo coronavírus nos Estados Unidos passaram de 140 mil, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, e mais de 2,4 mil pessoas morreram.