Vale prevê impactos em produção e preços devido ao conflito na Ucrânia

680

São Paulo – O conflito entre Rússia e Ucrânia terá impacto no mercado de pelotas, pois a Rússia representa 10% desse mercado, o que deve impactar para a indústria siderúrgica, segundo os executivos da Vale, que já vêm recebendo informações de clientes na Europa.
“O impacto será em redução de produção e prêmios de pelota no próximo trimestre”, disse o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, na teleconferência pública de resultadosda companhia, realizada na manhã desta sexta-feira.
A Vale disse que está confiante no atingimento da meta de produção estabelecida para 2022, na faixa de 320 a 335 milhões de toneladas, e disse que isso deve acontecer mais para o fim do ano com a entrada das barragens de Torto e de Itabiruçu e que buscará mais qualidade do que quantidade. A mina de Brucutu deve entrar em operação no segundo trimestre.
A companhia espera um ano bem cheio do sistema Norte e outros projetos que serão importantes para a capacidade em 2023. “Entregamos o que era previsto e vamos concentrar manutenções no período seco”, disse o presidente da empresa, Eduardo Bartolomeo, em teleconferência pública de resultados de 2021.
A companhia avalia que a competitividade na indústria do aço será a descarbonização. Conforme já comentou no Vale Day, essa descarbonização se dará com uso de energia renovável e minério de ferro de alta qualidade, o que a coloca numa posição de liderança nesta demanda, disse Marcelo Spinelli, vice-presidente executivo de ferrosos da empresa.
A empresa também tem a meta de alcançar economia de US$ 1 bilhão em 2023 por meio de implementação de programas de segurança e sustentabilidade.
Em 2021, a mineradora disse que o menor preço do minério de ferro foi compensado por maiores volumes. Em relação aos preços, a expectativa é que o cenário se mantenha este ano, impactados por um mercado justo, por conta da redução da demanda chinesa para atender a descarbonização.
Os executivos também disseram que o aumento das provisões relacionadas a Brumadinho ocorreu devido a decisões judiciais por conta do quarto trimestre que estenderam a base e fizeram ajustes nos valores de indenizações.
Por fim, a Vale disse que o programa de recompra de 200 milhões de ações segue avançando e a companhia considera que é um investimento bem aplicado pois gera valor aos acionistas. “É possível que a companhia oscile nas compras e que o programa seja renovado. Vamos estar focados em gerar valor para os nossos acionistas.”