Vale caminha para se tornar referência em segurança, diz XP

Carregamento de caminhões fora de estrada na Mina de Conceição, Itabira (MG), da Vale / Foto: Janaina Duarte

São Paulo – A Vale está caminhando para atingir o objetivo de se tornar referência em segurança e a operadora mais confiável do mundo, disse a XP Investimentos.

Para os analistas da corretora, o foco contínuo na melhoria da governança para gestão de riscos, juntamente com os esforços para assegurar um desempenho sustentável em Saúde & Segurança, está impulsionando a Vale nos avanços da agenda ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança).

“Acreditamos que esse progresso deverá ajudar na reclassificação (re-rating) das ações da empresa, apesar de vermos um longo caminho a percorrer para alcançar práticas ESG de alto nível”, disseram Marcella Ungaretti e Thales Carmos, em relatório divulgado hoje.

Ontem (23), a diretoria da mineradora apresentou suas principais iniciativas em relação à gestão e descaracterização de barragens de rejeitos, saúde e segurança, excelência operacional e cultura, na terceira edição de seu Webinar ESG.

Para os analistas, a disposição da Vale em aumentar a transparência para o mercado em relação às suas práticas ESG é boa. No entanto, eles afirmam que ainda existem passos importantes a serem dados.

“Em nossa visão, essa é uma trajetória de médio-longo prazo, dado o tempo necessário para implementar essa agenda na prática”, disseram.

Outro ponto destacado pela XP no evento da Vale foi a transformação cultura que a mineradora está passando, com melhorias na governança, melhor estrutura de segurança e gestão de riscos, remuneração variável atrelada às metas de saúde e segurança, risco operacional e VPS.