Vacinas e medicamentos contra coronavírus estão em fase de teste, diz OMS

938
Bandeira com o símbolo da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto: Missão dos EUA/Eric Bridiers)

São Paulo – Vacinas e medicamentos contra o novo coronavírus estão em fase de testes neste momento, disse a diretora da divisão de Preparação para Infecções Globais da Organização Mundial de Saúde (OMS), Sylvie Briand.

“São notícias positivas, mas temos que ressaltar que há muita coisa em fase de pesquisa e outras ainda sendo testas”, afirmou Briand em coletiva de imprensa.

A rede “China Global Television” disse que pesquisadores no país estão avançando em testes para dois remédios para combater o coronavírus, enquanto a TV britânica “Sky News” também reportou progressos em uma vacina desenvolvida no Reino Unido.

Neste contexto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a organização estava destinando US$ 9 milhões em recursos próprios para apoiar o combate ao surto e pediu que a comunidade internacional invista mais. “É melhor investir agora do que gastar mais depois”, afirmou.

Os dados mais recentes da OMS indicam que há 24.363 casos confirmados do coronavírus na China, com 490 mortes. Segundo o diretor-geral da OMS, 99% dos casos do novo coronavírus no mundo estão na China.

“Nas últimas 24 horas registramos o maior avanço no número de casos diários”, afirmou Ghebreyesus. “Mas o momento não é de pânico e sim de decisões racionais”, acrescentou.

Embora tenha declarado emergência internacional para o coronavírus, a OMS não classifica a situação como pandemia, que só é declarada quando vários países registram epidemias da mesma doença simultaneamente.