Vacinados contra novo coronavírus nos EUA chegam a 25% da população

Foto: Casa Branca

São Paulo – O número de pessoas completamente vacinadas contra a covid-19 nos Estados Unidos chegou a 84,2 milhões, ou o equivalente a 25% da população, segundo dados divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os norte-americanos que tomaram apenas uma dose somam 131,2 milhões, ou 39,5% da população.

Considerando os norte-americanos acima de 65 anos, 36,0 milhões foram completamente vacinadas, o que representa 65,9% do total, enquanto 44,3 milhões receberam ao menos a primeira dose da vacina, ou 81,0%.

Até agora, foram distribuídas 264,5 milhões de doses para a vacinação nos Estados Unidos, e foram usadas 209,4 milhões, mostram os dados do CDC divulgados ontem.

Os Estados Unidos estão atualmente vacinando a população com as vacinas desenvolvidas pela Pfizer-BioNTech e pela Moderna, e ambas exigem a aplicação de duas doses para atingirem o máximo de eficácia na prevenção da covid-19.

O uso da vacina desenvolvida pela Janssen, da Johnson & Johnson (J&J), de dose única, foi suspenso temporariamente no país após relatos de casos de formação de coágulos sanguíneos em pessoas inoculadas. Segundo a Casa Branca, a pausa não vai afetar o cronograma de vacinação dos Estados Unidos.

A meta do presidente norte-americano, Joe Biden, é que 200 milhões de doses sejam administradas até o final deste mês, quando ele completa 100 dias de governo.