Uruguai inicia plano de vacinação em massa contra a covid-19

Foto: BioNTech

Buenos Aires, 2 de março de 2021 – O Uruguai iniciou ontem o plano de vacinação massiva contra a covid-19. Nos primeiros três dias foram agendadas 47.118 pessoas incluídas nos grupos priorizados nesta etapa.

Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde Pública do país, Daniel Salinas, disse que o Uruguai terá a quantidade necessária de doses para conseguir imunizar a população maior de 18 anos.

Ele explicou ainda que, à medida que os dias disponíveis nos postos de vacinação forem sendo preenchidos, as demais datas serão habilitadas para aproveitar ao máximo cada unidade.

O governo uruguaio firmou convênios com o fundo de acesso à vacina Covax, que deve garantir o envio de 148 mil doses da vacina da AstraZeneca até maio em um total de 1,555 milhão de doses para imunizar 20% da população.

Nesse sentido, Salinas comemorou o trabalho conjunto com a presidência uruguaia para negociar bilateralmente com os laboratórios Sinovac e Pfizer e, dessa forma, reduzir o tempo de início do plano de vacinação.

Julieta Marino / Agência CMA LatAm

Tradução: Carolina Gama