Ursula von der Leyen busca segundo mandato como presidente da Comissão Europeia

143
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen / Foto : União Europeia

A atual presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, anunciou em uma coletiva de imprensa do partido União Democrata Cristã da Alemanha (CDU) que se candidatará para um segundo mandato como chefe do órgão executivo da União Europeia (UE). As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

“Cinco anos depois de decidir ser candidata à presidência da CE pela primeira vez, tomei a decisão consciente e deliberada de que quero me candidatar a um segundo mandato”, disse Von der Leyen em seu discurso transmitido pelo canal de televisão Phoenix.

A política agradeceu ao partido CDU pela decisão de designá-la nesta segunda-feira como candidata ao cargo nas próximas eleições da UE, previstas para meados deste ano.

Ursula von der Leyen, que ocupou anteriormente altos cargos públicos na Alemanha, assumiu a presidência da Comissão Europeia em 1º de dezembro de 2019, tornando-se a primeira mulher na história a fazê-lo.

O chefe da CE é eleito pelo Parlamento Europeu para um mandato de cinco anos, com a possibilidade de reeleição para mais um mandato.