Ursula von der Leyen anuncia composição de nova Comissão Europeia

Presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Foto: Divulgação / Serviço Audiovisual da União Europeia

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A próxima presidente da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciou a composição de sua equipe, além das propostas que vão direcionar o trabalho do grupo. A equipe ainda precisa da aprovação do Parlamento Europeu antes de tomar posse, no dia 1 de novembro.

“Minha comissão será uma comissão geopolítica comprometida com políticas sustentáveis. Quero que a União Europeia seja a guardiã do multilateralismo”, disse von der Leyen, afirmando que a comissão construirá uma parceria com os Estados Unidos e definirá relações com uma China mais auto-assertiva.

Segundo ela, três vice-presidentes-executivos terão funções duplas. A atual chefe da UE para a Concorrência, Margrethe Vestager, manterá o cargo e vai também ser responsável pela agenda sobre uma Europa adequada à era digital.

Já Valdis Dombrovskis manterá o cargo de chefe de Estabilidade Financeira e também vai liderar os esforços sobre Economia que Trabalha para Pessoas, enquanto Frans Timmermans continuará no cargo de vice-presidente e será o chefe da Ação Climática, coordenando a agenda verde da nova comissão.

Além disso, conforme indicação do Conselho Europeu, que reúne chefes de Estado e de governo da UE, Josep Borrel Fontelles deve assumir como chefe de Relações Exteriores da UE, cargo ocupado atualmente por Federica Mogherini. A Comissão Europeia é composta por 27 membros, um de cada país integrante da UE.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com