UE retira países da lista de liberação de viagem; Brasil segue barrado

737

São Paulo – A União Europeia (UE) excluiu Sérvia e Montenegro da lista de países cujos cidadãos estão liberados para realizar viagens não essenciais ao bloco europeu. Brasil e Estados Unidos seguem barrados diante do aumento de casos do novo coroanvírus.

“Após a primeira revisão, de acordo com a recomendação de suspender gradualmente as restrições temporárias às viagens não obrigatórias à UE, o conselho atualizou a lista de países para os quais é recomendável suspender as restrições”, diz comunicado.

A lista atualizada inclui Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia, Uruguai e China – este último condicionado à reciprocidade.

No final do mês passado, a UE divulgou sua primeira lista de países liberados, indicando que faria uma revisão a cada duas semanas.

Na ocasião, o bloco estabeleceu alguns critérios para a liberação de viagens, entre eles, o número de novos casos de covid-19 nos últimos 14 dias, a resposta geral à covid-19 e a reciprocidade que seria considerada caso a caso.