UE rebaixa projeção de alta do PIB da Alemanha para este ano e o próximo

Foto: Divulgação/ Serviço Audiovisual da Comissão Europeia

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), revisou para baixo sua projeção de crescimento para a economia da Alemanha para este ano e o próximo, refletindo a queda na demanda externa em meio a tensões comerciais globais.

A previsão para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha para este ano caiu para 0,4%, após a projeção de crescimento de 0,5% divulgada no relatório anterior, em maio deste ano. Para 2020, a projeção de alta foi revisada de 1,5% para 1,4%.

“Em particular, o segundo trimestre parece ter visto um declínio atividade econômica”, uma vez que o enfraquecimento do sentimento econômico geral se aprofundou nos últimos meses, de acordo com relatório da UE deste trimestre, conhecido como relatório de verão.

Segundo o relatório, os dados apontam para uma deterioração demanda externa, nos fluxos de novos pedidos e na atividade industrial. “O setor automotivo em particular deve continuar a lidar com a deterioração do ambiente externo, bem como a persistente incerteza sobre política comercial e preferências do consumidor”, diz a UE.

“Os exportadores alemães também estão preocupados com o fato de o protecionismo provavelmente pesaria na confiança empresarial em todo o mundo e, assim, diminuiria a demanda de investimento global”. Por outro lado, a demanda doméstica segue resiliente e os gastos dos consumidores devem continuar a apoiar a expansão da economia.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com