UE prepara legislação para isolar comercialmente países que desmatam

117
Foto: Mauro Bertolini / freeimages.com

São Paulo – O Brasil pode ter problemas para exportar para a Europa, já que a União Europeia (UE) está preparando uma legislação que proíbe a entrada de produtos de áreas desmatadas, segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Estamos preparando um conjunto de legislações que impede que produtos de áreas devastadas sejam comercializados na União Europeia”, disse ela durante discurso no One Planet Summit for biodiversity, em Paris.

O conjunto de leis está sendo elaborado depois que algumas autoridades europeias pressionaram o governo brasileiro a acabar com os incêndios que consumiram boa parte das florestas brasileiras sob ameaça de punições.

Em seu discurso no evento, Von der Leyen afirmou que não mais tolerável uma economia desenvolvida com base em desmatamento, um agronegócio que se desenvolve com o uso de agrotóxicos e leis que não protejam a biodiversidade.

Sob a óptica de várias autoridades ao redor do mundo, depois da crise atual provocada pela pandemia do novo coronavírus, a grande crise global será a do meio ambiente.