UE alerta sobre risco de dependência de fornecedores de 5G

707

São Paulo – A União Europeia (UE) alertou aos países membros do bloco sobre os riscos de depender de um único fornecedor da rede 5G e apelou pela diversificação, enquanto os Estados Unidos pressionam os europeus a banirem a empresa chinesa Huawei.

“São urgentemente necessários progressos para atenuar o risco de dependência de fornecedores de alto risco, também com o objetivo de reduzir as dependências a nível da União”, diz a UE, em nota, ao relatar sobre o progresso da adesão de suas diretrizes para garantir a segurança da rede.

“Foram identificados desafios ao projetar e impor estratégias apropriadas de vários fornecedores para organizações multinacionais independentes ou em nível nacional devido a dificuldades técnicas ou operacionais”, como a falta de interoperabilidade e o tamanho do país.

Além disso, “devem ser tomadas medidas para introduzir sem demora o mecanismo nacional de rastreio do Investimento Estrangeiro Direto (IED) em 13 Estados-Membros onde ainda não existe”.

Segundo a UE, foram alcançados bons progressos em algumas das medidas da caixa de ferramentas do bloco, como o reforço de regulações nacionais sobre a segurança 5G, a restrição do envolvimento de fornecedores com base em seu perfil de risco e revisão dos requisitos de segurança e resiliência da rede.

“Estamos comprometidos em implementar medidas robustas, de maneira coordenada, não apenas para garantir a cibersegurança em 5G, mas também para fortalecer nossa autonomia tecnológica”, segundo o chefe da UE para mercado interno, Thierry Brenton.

As recomendações da UE vêm em meio à forte pressão dos Estados Unidos para banir a gigante chinesa de tecnologia Huawei dos mercados globais, alegando riscos à segurança. A empresa foi adicionada à “lista negra” da Casa Branca em maio de 2019.

Na semana passada, o governo do Reino Unido anunciou que impedirá suas empresas de telecomunicações de comprar novos equipamentos fabricados pela Huawei e que dará até 2027 para remover a tecnologia de suas redes 5G.