UE alcança meta de vacinar totalmente 70% da população adulta

Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – A União Europeia (UE) alcançou sua meta de vacinar totalmente 70% de sua população adulta contra covid-19, com mais de 250 milhões de pessoas imunizadas, de acordo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Hoje alcançamos um importante marco na nossa campanha de vacinação. 70% dos adultos na UE estão agora totalmente vacinados. Isso representa mais de 250 milhões de pessoas imunizadas. Esta é uma grande conquista que realmente mostra o que podemos fazer quando trabalhamos juntos”, afirmou von der Leyen.

“Mas a pandemia não acabou, e devemos permanecer vigilantes. Primeiramente, precisamos que mais europeus sejam vacinados rapidamente, para evitar uma nova onda de infecções e parara o surgimento de novas variantes”, disse ela, em discurso em vídeo.

“E precisamos ajudar o resto do mundo a vacinar também”, acrescentou. Segundo Von der Leyen, a UE está exportando e doando vacina contar covid-19 para seus parceiros e contribuindo para Covax, inciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) por maior acesso a doses para países de baixa e média renda. “Só vamos acabar com a pandemia se a derrotarmos em cada esquina do mundo”.

Segundo a UE, o marco de 30% da população europeia adulta completamente vacina foi alcançado em 16 de junho, o de 40% em 1 de julho, o de 50% em 15 de julho e o de 60% em 2 de agosto.

A Comissão Europeia destacou que já garantiu até 4,6 bilhões de doses de vacinas contra covid-19 até agora e negociações estão em andamento para doses adicionais. Além disso, a Comissão está trabalhando com a indústria para aumentar a capacidade de produção de vacinas.

Os países do bloco europeu estão atualmente imunizando a população com as vacinas da Pfizer-BioNTech, Moderna e AstraZeneca, que exigem a aplicação de duas doses para atingirem o máximo de eficácia na prevenção da covid-19, além da vacina da Janssen, da Johnson & Johnson (J&J), de dose única. A vacinação na Europa começou em dezembro de 2020.