Uber e Lyft irão oferecer corridas gratuitas para vacinação nos EUA, diz Biden

Foto: União Europeia (UE)

São Paulo — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou algumas medidas de facilitação para vacinação contra covid-19 no país, incluindo corridas gratuitas de Uber e Lyft para ir e voltar de postos de imunização e apoio da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) para vacinar comunidades afastadas.

“Nossa meta é vacinar 70% dos norte-americanos até 4 de julho e acredito que iremos conseguir isso, principalmente depois das facilidades no transporte e acesso às vacinas que estamos anunciando”, disse Biden em videoconferência com alguns governadores do país.

Segundo ele, as duas empresas de carona por aplicativo irão oferecer corridas gratuitas de ida e volta para postos de vacinação a todos que ainda não tenham passado pela imunização.

Além disso, como forma de propagar o acesso à vacina, o FEMA estará oferecendo suporte a comunidades em toda a área dos Estados Unidos para vacinar o máximo possível de pessoas, estejam elas em tribos, áreas comunitárias ou vilas.

“Isso tudo somado aos serviços atuais como, por exemplo, a disponibilidade imediata de vacinação sem agendamento em mais de 16 mil farmácias pelo país e nossas linhas de assistência para indicar postos perto de você por meio de apenas uma mensagem de texto”, concluiu Biden.

Os esforços acontecem depois que Biden fixou a meta de vacinar 70% dos adultos no país com pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 até o feriado de 4 de julho, quando os Estados Unidos comemoram a independência. Até o momento

O número de pessoas completamente vacinadas contra a covid-19 nos Estados Unidos chega a 115.530.780, ou o equivalente a 34,8% da população, segundo dados divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os norte-americanos que tomaram apenas uma dose somam 152.819.904 milhões, ou 46,0% da população.

Considerando os norte-americanos acima de 65 anos, 39.092.995 milhões foram completamente vacinados, o que representa 71,5% do total, enquanto 45797.387 milhões receberam ao menos a primeira dose da vacina, ou 83,7%.

Considerando os norte-americanos com idade igual ou superior a 18 anos, 114.375.695 milhões foram completamente vacinados, o que representa 44,3% do total, enquanto 150.354.051 milhões receberam ao menos a primeira dose da vacina, ou 58,2%.