TSE amplia instrumentos para combater divulgação de informações falsas nas eleições

694
O TSE aumentou o esquema de segurança para acessar o prédio do tribunal neste domingo

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está ampliando os instrumentos contra a propagação de notícias falsas no pleito de 2022. O canal oficial do Tribunal no WhatsApp ganhou mais recursos para que os eleitores possam identificar notícias falsas relacionadas ao processo eleitoral.

Segundo a Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE, em parceria com o WhatsApp, as empresas Meedan, provedora de tecnologia sem fins lucrativos, e Infobip, um dos principais provedores de serviços para negócios no aplicativo, criaram o chatbot que permitirá aos eleitores buscarem por assuntos e receberem imediatamente conteúdos verificados por um grupo de agências de checagem parceiras da Justiça Eleitoral.

Conforme a nota, a novidade abre a possibilidade para que eleitores descubram se um conteúdo é falso pesquisando por termos diretamente na conta oficial do TSE. Com isso, fica facilitada a consulta por informações sobre o processo eleitoral que já foram verificadas. O projeto também é uma parceria com as agências de checagem Agência Lupa, Aos Fatos Projeto Comprova, Estadão Verifica.

Caso o conteúdo buscado pelo eleitor ainda não tenha nenhuma correspondência já verificada, a informação será encaminhada para o grupo de checadores de fatos e em breve o eleitor poderá se cadastrar para receber uma notificação quando esse conteúdo estiver disponível.

De acordo com o TSE, hoje mais de 530 mil inscritos para receber informações confiáveis sobre as eleições de 2022. A conta verificada do TSE no WhatsApp permite mais interação com o Tribunal e vem sanando dúvidas dos eleitores sobre as eleições, segundo a nota.

Dentre os conteúdos mais acessados estão consulta de situação eleitoral e local de votação, informações sobre cadastro e uso da biometria, página ‘Fato ou Boato’ e solicitação da certidão de quitação eleitoral.

A criação do assistente virtual do TSE faz parte da parceria do WhatsApp com o Tribunal, estabelecida em 2020 e renovada para 2022. A ferramenta foi desenvolvida gratuitamente pela empresa Infobip, um dos principais provedores de serviços para negócios no aplicativo. O bot é resultado de um acordo de cooperação entre o órgão e a plataforma para reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral.

Com informações da Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE