Trump pressiona General Motors a voltar a fabricar veículos nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu que a General Motors (GM) volte a produzir veículos nos Estados Unidos, como parte de esforços para fortalecer a indústria automobilística do país.

“General Motors, que já foi o gigante de Detroit, agora é um dos menores fabricantes de automóveis do país. Eles mudaram as principais fábricas para a China, antes de eu assumir o cargo. Isso foi feito, apesar da ajuda econômica dada pelos Estados Unidos. Agora eles deveriam começar a voltar para os Estados Unidos novamente?”, disse Trump, no Twitter.

Mais cedo, a agência de notícias “Bloomberg” publicou uma reportagem afirmando que a GM é agora a menor fabricante de automóveis de Detroit, atrás da Ford e da Fiat Chrysler, em número de trabalhadores sindicalizados.

Trump já criticou a GM em diversas ocasiões, após a empresa anunciar, no ano passado, que cortaria empregos e fecharia fábricas nos Estados Unidos. A empresa têm transferido suas operações para outros países, como China e México.

Os comentários de hoje vêm em meio à escalada de tensões com a China. Trump prometeu aplicar, no próximo domingo, taxas de 15% a US$ 300 bilhões em produtos chineses, ante ameaça anterior de tarifas de 10%. Outros US$ 250 bilhões em bens, hoje taxados em 25%, serão tarifados em 30% a partir de 1 de outubro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com