Trump pressiona Fed a cortar juros em meio a ataques à Arábia Saudita

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump/ Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pressionar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a cortar a taxa básica de juros do país, após ataques a instalações de petróleo da Arábia Saudita levarem os preços da commodity a subirem 19%.

“Os preços dos produtores na China encolheram mais em três anos devido à
grande desvalorização da moeda chinesa, juntamente com estímulos
monetários. Federal Reserve não está assistindo? O Fed entrará no jogo? O
dólar mais forte do que nunca! Muito ruim para as exportações. Sem
inflação… taxas de juros mais altas”, disse Trump, em uma publicação no
Twitter.

“Os Estados Unidos, por causa do Federal Reserve, estão pagando uma taxa de juros muito mais alta do que outros países concorrentes. Eles não conseguem acreditar no quão sortudos eles são por Jay Powell e o Fed não fazerem ideia. E agora, acima de tudo, o ataque ao petróleo. Grande queda na taxa de juros, estímulo!”, acrescentou o presidente.

O comitê de política monetária do Fed se reúne amanhã e terça-feira, e a expectativa do mercado é por um novo corte de 0,25 ponto percentual (pp) na taxa de juros, atualmente do intervalo entre 2,00% e 2,25%. Na reunião anterior, de julho, o Fed cortou os juros pela primeira vez em mais de uma década.

Trump faz críticas frequentes ao Fed, pedindo que o banco corte os juros drasticamente para impulsionar a expansão da economia do país. Os comentários de hoje vieram após os preços do petróleo dispararem, seguindo os ataques de drones a instalações de petróleo da Arábia Saudita no sábado.

Ontem à noite, Trump disse no Twitter que autorizou a liberação de reservas estratégicas de petróleo, se necessário, em uma quantidade a ser determinada, para manter os mercados bem abastecidos. Ele disse ainda que está esperando a verificação sobre quem é o culpado para agir.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com