Trump parabeniza Johnson e diz que acordo com Reino Unido está próximo

881
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu parabéns ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, por sua vitória nas eleições gerais do Reino Unido realizadas ontem.

“O Reino Unido e os Estados Unidos agora estão livres para fechar um grande acordo comercial depois do Brexit”, escreveu o presidente norte-americano em sua conta no Twitter. “Esse acordo tem a possibilidade de ser algo bem maior e mais lucrativo do que qualquer acordo que poderia ser feito com a União Europeia”, concluiu ele.

Trump se afastou nos últimos dias sobre o assunto das eleições britânicas a pedido, segundo reportes, do próprio Boris Johnson. O presidente norte-americano é amplamente impopular no Reino Unido e uma relação estreita com o primeiro-ministro poderia prejudicá-lo nas eleições.

No entanto, com as eleições terminadas e Johnson com a maioria no parlamento, o Brexit parece mais provável de acontecer no dia 31 de janeiro como prometido e um acordo com os norte-americanos volta a aparecer como grande possibilidade.

Apesar dos elogios, Trump não promete ser um negociador fácil. Em falas anteriores, o líder dos Estados Unidos deu a entender que um acordo com o país seria possível apenas se o Reino Unido saísse do bloco europeu sem nenhum tipo de tratado.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, também afirmou em entrevistas que não seria possível estabelecer nenhuma ligação com os britânicos caso sua estrutura de 5G fosse montada pela chinesa Huawei. Os Estados Unidos fazem grande campanha contra a companhia, pedindo a todos os países para encerrarem seus negócios com ela sob a prerrogativa de que a empresa é acusada de espionagem pelos norte-americanos.