Trump e Von der Leyen, da UE, conversam sobre comércio em Davos

146
Davos Trump Ursula von der Leyen UE
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a presidente da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), Úrsula von der Leyen, conversaram sobre comércio, tecnologia e energia, à margem do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

“É um prazer estar com a presidente da Comissão Europeia, uma mulher muito respeitada, tenho que dizer que ouvi que ela é uma negociadora difícil, o que é uma má notícia para nós, porque vamos falar de um grande acordo comercial”, disse Trump a repórteres.

“Já temos falado sobre isso há um tempo e já temos alguma coisa feita”, afirmou. Segundo o presidente, um acordo comercial “é algo que todos nós queremos”. Trump tem ameaçado aplicar tarifas sobre automóveis europeus se não conseguir chegar a um acordo comercial com a UE.

Von der Leyen ressaltou que é a primeira vez que encontra o presidente Trump pessoalmente, e destacou o longo relacionamento entre a Europa e os Estados Unidos, “com muitos contatos de negócios, amizade, trocas em ciência e cultura”.

Depois da reunião, em comunicado, von der Leyen disse que “foi bom encontrar o presidente Trump. Hoje foi uma boa oportunidade para se conectar pessoalmente. Como europeia e uma transatlantista comprometida, é importante enfatizar os laços inquebráveis entre nossas sociedades e economias”.

“Estou ansiosa para trabalhar com o Presidente Trump nas oportunidades e desafios que temos pela frente. Estou convencida de que podemos participar de uma agenda positiva entre Estados Unidos e UE no comércio, bem como em tecnologia, energia e muito mais”, acrescentou.