Trump e Johnson conversam sobre segurança em redes de telecomunicações

219
Trump Johnson EUA Brexit
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conversaram ao telefone sobre a segurança das redes de telecomunicações, enquanto os britânicos debatem sobre a participação da Huawei na construção das redes 5G no país.

“Os dois líderes discutiram questões regionais e bilaterais importantes, incluindo o trabalho conjunto para garantir a segurança de nossas redes de telecomunicações”, de acordo com a Casa Branca, em comunicado publicado na sexta-feira à noite.

A expectativa é de que o Reino Unido decida nas próximas semanas sobre as novas medidas de segurança que podem limitar a entrada de produtos da empresa chinesa Huawei na construção das redes 5G britânicas. A Huawei é a maior fabricante mundial de equipamentos de telecomunicações, e um dos principais fornecedores de tecnologia 5G do mundo.

A Huawei tem sido alvo de uma campanha de Trump para marginalizá-la nos mercados globais, acusando-a de espionagem e de representar riscos à segurança. No ano passado, os Estados Unidos impuseram restrições ao comércio de empresas norte-americanas com a Huawei, e proibiram agências federais de comprar equipamentos da gigante chinesa.

Além disso, a administração de Trump tem pressionado países da União Europeia (UE) e outras partes do mundo para limitar o uso de equipamentos da Huawei e outras empresas chinesas. Os governos de países como o Reino Unido e a Alemanha consideram usar equipamentos da Huawei em partes não estratégicas da rede 5G, como estações de base e antenas.