Trump diz que quer reciprocidade em tarifas com o Brasil

176
O presidente norte-americano, Donald Trump, participa de coletiva com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, no Jardim das Rosas da Casa Branca / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que seu governo atua com base em reciprocidade quando o assunto é tarifa comercial. O comentário acontece em um momento no qual os Estados Unidos pressionam o Brasil pela taxa de importação do etanol.

“Veja bem, eu gosto muito do presidente [Jair] Bolsonaro. Sei que ele está fazendo um bom trabalho no Brasil. A base da minha administração na relação com qualquer país quando o assunto é tarifa é a reciprocidade. A gente taxa o país na mesma medida em que somos taxados”, disse Trump ao responder uma pergunta sobre a tarifação do etanol.

Há algumas semanas o governo norte-americano vem pressionando o Brasil para zerar as tarifas de importação do etanol norte-americano. Atualmente há uma isenção para até 750 milhões de litros.

Trump aproveitou o assunto e disse que soube que Bolsonaro se contaminou com covid-19 e se disse feliz de que o presidente brasileiro tenha se recuperado da doença. “Somos amigos”, afirmou ele.