Trump diz que EUA e China estão potencialmente perto de um acordo comercial

544

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que Estados Unidos e China estão potencialmente perto de concluir a primeira fase do acordo comercial, contradizendo notícias de que o pacto pode não ser alcançado antes de 2020.

“As chances de conclusão de um acordo são muito grandes”, disse Trump durante entrevista para o programa Fox and Friends, um de seus favoritos.
Segundo o presidente norte-americano, tanto China como Estados Unidos estão interessados no acordo, embora tenha destacado que não tem pressa em concluí-lo já que está recebendo bilhões de dólares em tarifas impostas aos importados chineses.

Na entrevista, Trump disse ainda que se não fosse por ele, milhares de pessoas já teriam sido mortas nas manifestações em Hong Kong. “O presidente [chinês] Xi Jinping não quis arruinar as negociações comerciais por Hong Kong”, afirmou Trump. “Estou do lado de Hong Hong, mas também estou com Xi”, acrescentou.

Hong Kong enfrenta uma onda de protestos que começaram por um projeto de lei que facilitaria a deportação de seus cidadãos para a China. O governo desistiu da legislação, mas as manifestações evoluíram para um movimento contrário ao governo atual e para protestos contra a violência policial.