Trump diz que economia dos EUA está muito bem e que Fed deve agir

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a economia norte-americana está indo muito bem, e voltou a pressionar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a cortar mais a taxa básica de juros do país.

“A economia está indo muito bem, com um tremendo potencial de crescimento! Se o Fed fizer o que deve, seremos um foguete para cima!”, disse Trump, em uma mensagem no Twitter.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,0% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, em base anualizada, em abaixo da leitura preliminar, que mostrou alta de 2,1%, e em linha com a previsão do mercado.

Na publicação, Trump repetiu as críticas frequentes que faz ao Fed e ao presidente do banco central, Jerome Powell, acusando-os de dificultar a expansão da economia norte-americana ao deixar de cortar ainda mais a taxa básica de juros do país.

Na reunião de política monetária de julho, o banco central cortou os juros pela primeira vez desde 2008, em 0,25 ponto percentual (pp), para a faixa entre 2,00% e 2,25% ao ano. A próxima reunião será nos dias 17 e 18 de setembro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com