Trump diz que deseja um acordo completo com a China

O presidente Donald Trump desce de avião durante visita. Créditos: Casa Branca

Por Júlio Viana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que deseja fazer um acordo completo com a China e não um tratado temporário. Segundo ele, a ideia é acordar todos os assuntos pendentes entre os países, não apenas os comerciais, mas também a proteção de propriedade intelectual.

“Poderíamos ter um acordo simples rapidamente, mas prefiro fazer algo grande e completo de uma vez só”, afirmou Trump em entrevista coletiva junto ao primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison.

O presidente ressaltou que, segundo ele, a China vem sendo a parte que mais sofre com a guerra comercial entre os dois países. “Empresas estão deixando a China porque não querem pagar tarifas, eles estão perdendo emprego, é o pior ano deles”, afirmou Trump.

“A China deseja fazer um acordo mais até do que eu”, disse ele. Segundo Trump, as tarifas impostas ao país têm “direcionado bilhões de dólares da China para cá, algo que nunca aconteceu antes”.

Quando questionado sobre a possibilidade de um acordo entre as duas potências ser feito antes das eleições de 2020, Trump disse que “não importaria para a minha reeleição isso ocorrer ou não, já que os Estados Unidos estão ótimos”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com