Trump diz que China quer muito fazer acordo comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a China foi sincera ao afirmar que quer retomar as negociações, pois sua economia está sedo prejudicada pelas tarifas norte-americanas e quer muito fechar um acordo comercial.

“A China quer muito fechar um acordo”, disse Trump, em coletiva de imprensa em Biarritz, na França, durante a reunião do G-7 (grupo composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá). “As tarifas atingiram a China fortemente”.

Trump também acusou a China de manipular sua moeda e disse que o país injeta dinheiro em seus sistemas financeiros, o que é injusto para que os outros países possam competir.

“Vamos ter um acordo comercial justo com a China”, disse ele, acrescentando que se não for desta forma, não haverá acordo. “O acordo precisa ser bom pra nós”, disse. “Estamos em uma posição forte”, afirmou o presidente. “Estamos indo bem e acho que vamos fazer um acordo com a China”.

Mais cedo, Trump disse que oficias da China telefonaram para autoridades norte-americanas na noite de domingo pedindo para retomar as negociações comerciais, após ameaças mútuas de sobretaxas. A China não confirmou a informação.

Na coletiva no G-7, Trump disse ainda que a delegação norte-americana fez várias ligações ao telefone nas últimas 48 horas com autoridades chinesas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com