Trump diz que alguns estados poderão ser reabertos antes de 1 de maio

611

São Paulo – A reabertura da economia norte-americana deve começar antes de 1 de maio, com a liberação gradual dos estados que não apresentam casos do novo coronavírus ou que conseguiram controlar a disseminação da doença, disse o presidente norte-americano, Donald Trump, em pronunciamento nos jardins da Casa Branca.

“Vou me reunir com os governadores provavelmente na quinta-feira para apresentar o plano de reabertura e eu mesmo darei as autorizações individuais para que cada estado possa ser reaberto”, afirmou. “Essa reabertura acontecerá em breve”, acrescentou. “Temos hoje 15% dos condados sem registros do novo coronavírus”, completou.

A declaração acontece depois que dois grupos de governadores começaram a discutir esta semana como gradualmente afrouxariam as diretrizes de distanciamento social. Nenhum prazo foi definido e todos reforçaram a necessidade de garantias de que a doença tenha sido superada para que a reabertura aconteça.

Mais cedo, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse à CNN que não acataria a uma ordem de Trump para reabrir seu estado caso a pandemia da covid-19 não estivesse controlada na região.

De acordo com contagem da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos têm 602.989 casos do novo coronavírus – o maior do mundo – e 25.575 mortes provocadas pela doença. A cidade de Nova York concentra o número mais elevado de óbitos pela covid-19, com 25.575.