Trump critica Rússia e Irã e diz que Turquia está ajudando a Síria

895
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, criticou a atuação de Rússia e Irã na Síria e afirmou que os turcos estão atuando para a estabilização do país.

“Rússia, Síria e Irã estão matando, ou a caminho de matar, milhares de civis inocentes na província de Idlib. Não façam isso! A Turquia está trabalhando duro para impedir essa carnificina”, disse Trump no Twitter.

A declaração acontece após forças do regime sírio cercar um posto de observação turco na província de Idlib, no noroeste do país, depois de reconquistar territórios dos jihadistas e rebeldes nos últimos dias.

O exército turco está destacado em 12 postos de observação na região de Idlib em um acordo fechado em setembro de 2018 entre a Rússia – uma aliada do regime sírio – e Ancara, que apoia os rebeldes, para evitar uma ofensiva ao poder de Damasco contra a região.

O acordo previa uma zona desmilitarizada de cerca de 20 quilômetros para separar as áreas governamentais de territórios jihadistas e rebeldes em Idlib e também nas vizinhas Aleppo, Hama e Latakia.