Trump conversa com Trudeau sobre avanço em negociações de USMCA

153

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou ontem com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, sobre o avanço das negociações do Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês), segundo a Casa Branca, em comunicado.

O primeiro-ministro candense, Justin Trudeau, em encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump / Foto: Casa Branca

Trump e Trudeau conversaram “para discutir o progresso significativo na finalização do histórico USMCA”, diz a nota. “Os dois líderes reafirmaram seu forte apoio ao acordo comercial, que criará empregos e crescimento econômico nos Estados Unidos, Canadá e México”.

Enquanto Trudeau já havia sinalizado que os canadenses ratificariam o USMCA após a aprovação nos Estados Unidos, o presidente norte-americano disse ontem a repórteres que tem ouvido “muitas coisas boas sobre a aprovação do USMCA. Houve muito progresso nas últimas 24 horas”.

O USMCA, que substitui o antigo Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta, em inglês), foi aprovado pelos líderes dos três países, mas encontra barreiras para ser ratificado na Câmara dos Deputados norte-americana.

Os democratas, maioria da Câmara, pediram mudanças no acordo, para incluir inspeções a fábricas mexicanas visando a garantir que leis trabalhistas estão sendo cumpridas. O governo do México se opõe à medida, mas disse que aceitaria painéis com juízes de ambos os países para resolver disputas trabalhistas.

Além disso, o governo dos Estados Unidos propôs alterações em relação ao aço e alumínio, e exige que 70% do aço e alumínio usado nos veículos da América do Norte venham da região. Antes, as regras permitiam chapas importadas que fossem laminadas e processadas no continente. O México disse que não aceitará isso “de nenhuma maneira.”