Trump chama contagem de votos em Iowa de desastre

777

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, classificou como desastre a contagem de votos do caucus de Iowa, uma prévia em forma de pequenas assembleias comunitárias realizada ontem pelo Partido Democrata e cujos resultados foram adiados.

“Quando os democratas começarão a culpar a Rússia em vez de sua própria incompetência pelo desastre na votação que acabou de acontecer no grande estado de Iowa?”, disse Trump em uma mensagem no Twitter, referindo-se às suspeitas de conluio com a Rússia para a interferência nas eleições de 2016.

A declaração acontece depois que o Partido Democrata em Iowa não conseguiu divulgar os resultados do caucus, a primeira votação a definir o candidato do partido na corrida presidencial de 3 de novembro, dizendo que encontrou inconsistência nos resultados.

Segundo a diretora de comunicação do partido, Mandy McClure, disse que o aplicativo móvel utilizado para registar e reportar os resultados de cada local do caucus “não caiu e não houve invasão ou hacker. Os dados subjacentes e em formato de papel são confiáveis e simplesmente vai demorar um pouco mais para apresentar os resultados”.

Trump continuou as críticas em outra mensagem: “O Partido Democrata em Iowa realmente estragou tudo, mas o Partido Republicano não. Eu recebi a maior votação de reeleição da história daquele grande estado, de longe, batendo o recorde anterior do presidente [Barack] Obama. Além disso, 97% mais dos votos! Obrigado Iowa!”, acrescentou Trump no Twitter.