Trump cancela negociação de paz com presidente do Afeganistão e Talibã

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump/ Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou uma reunião secreta que faria no domingo com o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, e com líderes do Talibã, após um atentado à bomba dos talibãs em Cabul matarem um soltado norte-americano.

“Sem o conhecimento de quase todos, os principais líderes do Talibã e, separadamente, o presidente do Afeganistão, se encontrariam secretamente comigo em Camp David no domingo”, disse Trump, em uma mensagem no Twitter, no sábado.

Segundo o presidente, os afegãos iriam para os Estados Unidos no sábado à noite, mas eles admitiram um ataque em Cabul que matou um soldado norte-americano e deixou outras 11 pessoas feridas, visando a criar uma falsa vantagem.

“Eu cancelei imediatamente a reunião e cancelei as negociações de paz. Que tipo de pessoas mataria tantas pessoas para aparentemente fortalecer sua posição de barganha?”, disse o presidente norte-americano, em outra mensagem em sequência.

Os Estados Unidos estão em negociações de paz com os líderes do Talibã há mais de um ano, visando a retirar suas forças militares do Afeganistão e encerrar o conflito que já dura 18 anos. Os norte-americanos invadiram o Afeganistão em 2001 e derrubaram o governo do Talibã, acusado de envolvimento nos ataques terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com