Trump autoriza divulgação

514

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que será divulgada amanhã a transcrição de seu telefonema de julho com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e que se tratou de uma conversa apropriada.

“Autorizei amanhã a liberação da transcrição completa, totalmente não sigilosa e sem censura da minha conversa telefônica com o presidente Zelensky, da Ucrânia”, disse Trump, em mensagem no Twitter.

“Você verá que foi uma ligação amigável e totalmente apropriada. Sem pressão e, ao contrário de Joe Biden e seu filho, não houve quid pro quo!”, completou. Ele acusa, sem provas, Biden e seu filho Hunter Biden de estarem envolvidos em corrupção. Biden é pré-candidato às eleições pelo Partido Democrata.

A mídia norte-americana reportou no final de semana que um funcionário da inteligência dos Estados Unidos denunciou Trump por pressionar Zelensky repetidas vezes, em um telefonema em julho, a investigar o filh de Joe Biden, Hunter Biden, que trabalha para uma empresa de gás ucraniana.

Trump confirmou que falou sobre Biden, mas negou que tenha pressionado o presidente ucraniano por investigações. Além disso, Trump teria retido o pagamento de ajuda militar à Ucrânia antes do telefonema. Ele confirmou que reteve a ajuda, mas para pressionar os países europeus a aumentarem seus pagamentos.

A conduta de Trump levou vários democratas a pedirem a abertura de um processo de impeachment contra ele. Na mensagem de hoje no Twitter, Trump reiterou que trata-se de uma perseguição contra ele. “Isso nada mais é do que uma continuação da maior e mais destrutiva caça às bruxas de todos os tempos!”, disse.