Trump anuncia normalização de relações entre Israel e Emirados Arábes

106
Trump Netanyahu Israel Palestina acordo
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Emirados Árabes Unidos e Israel concordaram em normalizar suas relações e devem se encontrar nas próximas semanas para a assintura de acordos de cooperação bilateral em áreas como comércio, tecnologia e saúde.

“Grande conquista hoje! Acordo de paz histórico entre nossos dois grandes amigos: Israel e os Emirados Árabes Unidos!”, escreveu Trump em sua conta no Twitter.

De acordo com documento publicado por ele, “abrir linhas diretas entre as duas economias mais dinâmicas do Oriente Médio irá transformar a região com grande avanço econômico”.

“Como resultado desse avanço diplomático, e a pedido do presidente Trump com o apoio dos Emirados Árabes, Israel irá suspender a declaração de soberania sobre áreas delimitadas pelo presidente Trump em sua visão de paz e focar seus esforços em expandir os laços com outros países”, afirma também o anunciado.