Trump antecipa saída de cúpula após vídeo polêmico com líderes na Otan

588

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, antecipou sua saída da conferência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), retornando a Washington, em um momento no qual circula um vídeo que mostra líderes de países como Reino Unido, França, Canadá e Holanda criticando a postura do chefe da Casa Branca durante o evento.

Trump também cancelou uma entrevista coletiva que estava prevista para
hoje. “Quando as reuniões de hoje terminarem, voltarei a Washington. Não
faremos uma coletiva de imprensa no final da Otan porque fizemos tantas nos últimos dois dias. Viagens seguras para todos”, disse Trump no Twitter.

A decisão acontece após a divulgação de um vídeo gravado em uma recepção no Palácio de Buckingham na noite de ontem que captura o
primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, perguntando ao presidente da França, Emmanuel Macron, por que Trump estava atrasado para o evento.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, entrou na conversa dizendo: “Ele está atrasado porque faz uma coletiva de imprensa de 40 minutos”. Trudeau foi adiante, falando que a equipe de Trump é exposta a situações constrangedoras.

“Bem, ele tem duas caras”, disse Trump sobre Trudeau quando perguntado sobre a conversa durante sua reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, mais cedo. Ele então acrescentou: “Honestamente, Trudeau é um cara legal”, afirmou Trump, sugerindo que o Canadá estava chateado pela pressão para aumentar os gastos militares.