Trump afirma que vacina para covid-19 estará pronta em semanas

111
EUA Estados Unidos Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que uma vacina contra o novo coronavírus pode estar pronta em questão de semanas. Além disso, ele também voltou a insistir que minimizou a gravidade da doença no início da pandemia como forma de transmitir segurança ao povo norte-americano.

“Não estou fazendo isso por motivos políticos, eu quero a vacina logo”, disse Trump em entrevista ao canal de televisão “Fox News”. “Você não teria uma vacina por anos, por isso eu apressei o processo com o Food and Drug Administration [FDA, instituição regulatória equivalente à Anvisa no Brasil]. Vamos ter uma vacina em questão de semanas, podem ser quatro semanas, podem ser oito semanas, mas temos muitas empresas excelentes na corrida.”

Quando questionado sobre as entrevistas feitas com o jornalista Bob Woodward em que admitiu ter minimizado a gravidade da covid-19 no início da pandemia, em março, Trump voltou a garantir que não havia mentido, mas sim, adotou uma estratégia para acalmar o povo dos Estados Unidos. “Não queria criar pânico”, disse Trump em resposta. “Eu não iria fazer isso.”

Segundo o presidente, o país está em entre um dos melhores países na luta contra o novo coronavírus. “Estamos contornando a curva da pandemia”, disse Trump. “Os casos no Texas estão caindo, a Flórida está ótima.”

Os Estados Unidos é atualmente o país com mais infecções de covid-19 no mundo. Já são 6.570.889 casos registrados, com 195.047 mortes. Nas últimas 24 horas, foram reportados 34.079 novas infecções, menos do que as 34.450 de ontem.