Trump afirma que pode colaborar com inquérito de impeachment

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Departamento de Estado dos Estados Unidos

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai colaborar com as investigações de impeachment se ela for aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados do país se os democratas respeitarem as regras.

Ao ser questionado ontem, em coletiva de imprensa, se vai colaborar com o inquérito se a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, o colocar em votação e se comprometer com regras de processos anteriores, Trump disse: “Sim, se as regras forem justas”. Ele acrescentou: “Se os republicanos receberem sua parte justa”.

Os democratas da Câmara investigam se Trump cometeu crimes ao pressionar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para investigar o filho do pré-candidato a presidência norte-americana Joe Biden, em um telefonema no dia 25 de julho. Dias antes da ligação, Trump teria retido acerca de US$ 400 milhões em ajuda à Ucrânia.

O governo de Trump tem se recusado à colaborar com as investigações, impedindo o depoimento de membros da administração diante de comitês da Câmara e se recusando a entregar documentos. Esta semana, a Casa Branca divulgou um comunicado afirmando que não participará do “teatro político” do impeachment feito pelos democratas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com