Trump afirma que EUA estão no meio de um boom econômico

137
Fórum Davos Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Divulgação/ Casa Branca)

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a economia norte-americana está no meio de um boom econômico, citando avanços em vários setores econômicos do país, e afirmando que o “sonho norte-americano está de volta”.

“Tenho orgulho de declarar que os Estados Unidos estão no meio de um boom econômico de gostos dos quais o mundo nunca viu “, disse ele, em discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. “A recuperação não foi nada menos que espetacular”, acrescentou.

“O sonho americano está de volta, maior, melhor e mais forte do que nunca. Ninguém está se beneficiando mais do que a classe média”, afirmou Trump. “Os Estados Unidos estão construindo uma economia que sirva para todos”.

Segundo ele, o país gerou mais de 7 milhões de empregos sob sua administração, com ampla participação das mulheres no mercado de trabalho e queda na taxa de desemprego de pessoas com deficiência. “Estamos criando a economia mais inclusiva que já existiu”, disse.

“Os Estados Unidos estão ganhando de novo, como nunca antes”, afirmou Trump, citando o acordo comercial com a China. Ele disse ainda que não vê a hora de fechar um novo acordo comercial com o Reino Unido, após a saída do país da União Europeia.

Por fim, ele destacou os avanços do setor de energia norte-americano. “Os Estados Unidos não precisam importar energia de nações hostis”, disse ele. “Nossos aliados europeus não têm que ser vulneráveis a fontes não confiáveis de energia”, concluiu.