TikTok deve manter participação majoritária em acordo nos EUA

202
tiktok, celular
O aplicativo chinês TikTok é um dos mais populares no mundo/ Créditos: Pixabay

São Paulo, 16 de setembro de 2020 – A ByteDance Ltd. da China manteria uma participação acionária majoritária em sua unidade de aplicativos TikTok como parte de uma proposta que está sendo analisada pelos reguladores de segurança nacional, com o objetivo de fechar o negócio de alto perfil dentro do prazo máximo de domingo, de acordo com uma pessoa a par da situação. As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.

O Comitê de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos, conhecido como Cfius, que inclui funcionários do Tesouro, Estado, Comércio e outros departamentos, analisou o negócio no final da tarde de ontem, mas não anunciou imediatamente uma recomendação.

A proposta inclui a oferta da Oracle de se tornar o parceiro de tecnologia da TikTok nos Estados Unidos como parte de um esforço para resolver as preocupações do governo com a segurança nacional em torno do aplicativo de compartilhamento de vídeo de propriedade chinesa.

O acordo tornaria a Oracle a parceira de tecnologia da TikTok nos Estados Unidos, ao mesmo tempo que permitiria à controladora da TikTok, a ByteDance, com sede em Pequim, manter uma participação majoritária, de acordo com uma pessoa familiarizada com o negócio. Os negócios globais da TikTok também se tornariam uma empresa com sede nos Estados Unidos que permaneceria uma unidade da ByteDance, disse a pessoa, acrescentando que a Oracle teria uma participação minoritária nessa empresa.

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse na Casa Branca ontem que seu governo tomaria uma decisão sobre o acordo pendente “muito em breve”, acrescentando que tem “grande respeito” pelo presidente da Oracle, Larry Ellison. “Ouvi dizer que eles estão muito próximos de um acordo”, disse Trump sem dar mais detalhes.

Trump falou por telefone ontem com o CEO da Oracle, Safra Catz, sobre os planos da empresa de reformular as operações da TikTok nos Estados Unidos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Catz foi vista em um evento na Casa Branca, no qual o presidente elogiou um acordo de paz no Oriente Médio entre Israel e duas nações do Golfo.

Embora o status do acordo com o comitê de investimento estrangeiro não esteja imediatamente claro, é possível que oficiais de segurança nacional mais graduados dêem ao acordo uma avaliação ainda mais completa, disse Aimen Mir, um ex-funcionário do Tesouro que ajudou a conduzir a investigação do painel processo de 2008 a 2018.

A aprovação de negócios de alto interesse público ou com implicações de movimento de mercado, questões políticas complexas ou questões diplomáticas são frequentemente decididas em reuniões separadas de funcionários que são confirmados pelo Senado ou acima em status, disse Mir, que assessora empresas em análise como advogado da Freshfields Bruckhaus Deringer LLP em Washington. Mir não está envolvido na revisão da TikTok.