Taxa de infecção global de covid-19 se aproxima de maior já vista, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus / Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – A taxa de infecção global pelo novo coronavírus se aproxima da maior já vista durante a pandemia, de acordo com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa.

“Ao redor do mundo, os casos e mortes de covid-19 continuam a aumentar a taxas preocupantes. Globalmente, o número de novos casos por semana quase dobrou nos últimos dois meses. Esta se aproxima da maior taxa de infecção que vimos até agora durante a pandemia”, disse ele.

Segundo dados da OMS, os casos confirmados de covid-19 no mundo somam 138.411.980, com 2.974.642 mortes confirmadas em 223 países, áreas ou territórios.

“Alguns países que antes evitavam a transmissão generalizada estão agora observando aumentos acentuados nas infecções”, afirmou o diretor-geral, citando a Papua Nova Guiné.

“No nível global, continuamos avaliando a evolução da pandemia e ajustando nossos conselhos de acordo”, afirmou ele, citando que o Comitê de Emergências realizou sua 7 reunião ontem. “Estou ansioso para receber seus conselhos na segunda-feira”.

Por fim, o diretor-geral disse que globalmente a mensagem da OMS para todas as pessoas em todos os países permanece a mesma. “Todos nós temos um papel a desempenhar para acabar com a pandemia”.