Situação séria de covid-19 está em desenvolvimento na Europa, alerta OMS

180
Bandeira com o símbolo da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto: Missão dos EUA/Eric Bridiers)

São Paulo – A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o avanço de casos do novo coronavírus na Europa, com vários países da região reportando recordes de infecções nas últimas semanas.

“Temos uma situação muito séria se desenvolvendo diante de nós”, disse o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, em coletiva de imprensa. “Os casos semanais já ultrapassaram os relatados quando a pandemia atingiu seu primeiro pico na Europa em março”.

Segundo ele, na semana passada, a contagem semanal da região ultrapassou 300 mil pacientes. “Mais da metade dos países europeus relataram um aumento de mais de 10% nos casos nas últimas duas semanas. Destes, sete países viram os novos casos notificados aumentarem mais de duas vezes no mesmo período”.

Kluge disse ainda que os bloqueios e outras medidas de restrições impostas pelos governos na primavera e no começo do verão no Hemisfério Norte levaram os casos de covid-19 para os menores níveis já registrados em junho. “O número de casos de setembro deve servir como um alerta para todos nós”.

A Espanha é o país com o maior número de casos na Europa, com 625.651 infecções, seguido pela França, com 443.869, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.