Situação da pandemia nos EUA está melhorando para 60%, mostra pesquisa

Homem usando máscara anda de bicicleta por ruas vazias após pandemia de covid-19 / Foto: ONU

São Paulo – A queda de casos de covid-19 nos Estados Unidos está trazendo mais esperança aos norte-americanos. Segundo a nova pesquisa Gallup, 60% deles acredita que a situação da pandemia está melhorando no país – a primeira vez que essa percepção é captada pelo levantamento.

Para 26% dos norte-americanos adultos a situação continua a mesma com relação ao novo coronavírus, enquanto 14% acreditam que está piorando, ainda de acordo com a sondagem.

“Este otimismo recorde provavelmente reflete o declínio acentuado em novos casos de covid-19 nos Estados Unidos no final de janeiro e início de fevereiro”, diz a Gallup em nota.

O impacto da vacinação, entretanto, é menos claro. Segundo a Gallup, o pessimismo na aumentou em dezembro, quando o governo norte-americano aprovou o uso emergencial da primeira vacina contra o novo coronavírus.

Os Estados Unidos têm mais de 28,8 milhões de casos de covid-19 e o número de mortes supera 520 mil, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. Nas últimas 24 horas, o país registrou 67.164 casos, acima de 66.460 casos do dia anterior, porém bem abaixo do pico de 299.786 registrado em 2 de janeiro deste ano.