Sindicato colombiano convoca nova greve geral para 4 de dezembro

660

Por Julieta Marino

São Paulo – Um dos sindicatos da Colômbia que convocou os protestos contra as políticas do governo marcou uma nova greve geral para todo o país para 4 de dezembro.

“Decidimos fortalecer a mobilização com uma greve nacional em 4 de dezembro e o grande concerto ‘Enciende tu voz, un canto por Colombia’, que prometemos, será o maior da história do país, no dia 8 de dezembro”, disse o presidente da Central Única dos Trabalhadores da Colômbia, Diógenes Orjuela, no Twitter.

Orjuela também indicou que realizarão uma reunião do Comitê Nacional de Paralização. “Informo a opinião pública que mais de 20 organizações aderiram e apoiam a agenda de mobilização. Pequenos mineiros tradicionais, artistas, defensores do deserto, taxistas, caminhoneiros, entre outros”, completou.

Por outro lado, o presidente da Federação Colombiana de Trabalhadores da Educação (Fecode), Nelson Alarcón, disse: “sairemos novamente para continuar, reforçar para poder legitimar esse grande movimento de expressões de todos os cidadãos. Aqui há diversidade, há pluralidade, algo que é bem-vindo e o mais importante no que estamos expressando”.

A chamada é feita apesar das tentativas do presidente da Colômbia, Iván Duque, de convocar um grande diálogo nacional para encerrar as reivindicações e depois que ele anunciou medidas sociais paliativas nesta semana.