Setor privado dos EUA cria 183 mil vagas em fevereiro, segundo pesquisa ADP

299

São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos criou 183 mil vagas de trabalho em fevereiro, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.

Analistas esperavam a criação de 155 mil vagas. O número de vagas criadas em janeiro foi revisado para baixo, de 291 mil para 209 mil.

Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, abriram 24 mil vagas em fevereiro. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 26 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 133 mil vagas.

Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – abriu 11 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 172 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas fecharam 4 mil vagas em fevereiro, as empresas de extração e mineração fecharam 3 mil postos de trabalho e o setor de construção abriu 18 mil posições.

“O mercado de trabalho permanece firme, pois as folhas de pagamento do setor privado continuaram a se expandir em fevereiro”, disse Ahu Yildirmaz, vice-presidente e codiretor do Instituto de Pesquisa ADP. “A criação de empregos permaneceu fortemente concentrada nas grandes empresas, que continuam sendo as mais fortes”, completou.