Setor industrial sobe na eurozona; atrasos em fornecimento pesam

484
Foto: StarLight / freeimages.com

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da zona do euro subiu para 58,6 pontos em novembro, de 58,3 pontos de outubro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 53,8 pontos em novembro, depois de marcar 53,3 pontos em outubro.

Apesar do avanço, “o setor industrial continua prejudicado por atrasos no fornecimento, restringindo o crescimento da produção a uma das taxas mais baixas vistas desde os primeiros bloqueios de 2020”, disse o economista-chefe de Negócios do IHS Markit, Chris Williamson.

Segundo ele, com os atrasos no fornecimento permanecendo perto de recordes e preços de energia disparando pressão de alta sobre os preços, entretanto, intensificou-se muito acima de qualquer coisa previamente testemunhada pelas pesquisas.

“Não é de surpreender, dada a combinação de atrasos no fornecimento, custos crescentes e preocupações renovadas de covid-19, o otimismo dos negócios caiu para o nível mais baixo desde janeiro, aumentando os riscos de baixa de curto prazo para a economia da zona do euro”.