Setor de serviços sobe em setembro e fica positivo no ano, diz IBGE

Por: Olívia Bulla

São Paulo – A receita real de serviços, que se refere à evolução do volume da atividade no setor em termos reais, descontada a inflação (deflacionado), subiu 1,2% em setembro em relação a agosto. Em relação a setembro de 2018, o volume de serviços avançou 1,4%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, o setor de serviços acumula altas de 0,6% no ano e de 0,7% nos últimos 12 meses, até setembro. Considerando-se apenas o terceiro trimestre de 2019, o setor de serviços avançou 0,6% em relação ao período de julho a setembro de 2018.

O IBGE destaca que o setor, que havia apresentado cinco taxas negativas durante o ano, mostra recuperação ao sair do patamar negativo no acumulado no ano. “Com essa alta de setembro, o volume de serviços zera as perdas ao longo de 2019 e passa a mostrar expansão no acumulado do ano”, comenta o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Em base mensal, quatro das cinco atividades pesquisadas registraram alta em setembro, sendo que a exceção ficou com os serviços de informação e comunicação, que caíram 1,0%. Na outra ponta, o destaque positivo ficou com os setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio
(+1,6%).

Já na comparação anual, três das cinco atividades pesquisadas subiram, com destaque para os serviços de informação e comunicação. O IBGE destaca que setembro deste ano teve dois dias úteis a menos do que setembro de 2018, o que acabou contribuindo para uma maior efetivação de contratos de prestação de serviços.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com