Setor de serviços do Reino Unido desacelera, mas segue robusto

504
Foto: Freeimages.com/ Matt Lennon

São Paulo, 23 de novembro de 2021 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Reino Unido caiu a 58,6 pontos em novembro, de 59,1 pontos em outubro, de acordo com dados preliminares do instituto de pesquisas IHS Markit e CIPS.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, recuou para 57,7 pontos em novembro, de 57,8 pontos em outubro.

“Uma combinação de crescimento sustentado e dinâmico dos negócios, ainda mais ganhos do mercado de trabalho e pressões inflacionárias recordes dão um sinal verde para aumento das taxas de juros em dezembro”, disse o economista-chefe de Negócios do IHS Markit, Chris Williamson.

Apesar da queda no PMI, “o crescimento da produção na indústria e nos serviços veio um pouco maior do que o esperado em novembro, embora fortemente desviado para o setor de serviços, uma vez que as fábricas continuaram a lutar com a escassez de oferta e queda nas exportações”, disse.

Williamson afirmou ainda que uma aceleração no crescimento de novos negócios sugere que dezembro deve trazer um forte final de ano, o que significa que o quarto trimestre deve ter uma recuperação bem-vinda no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) após a desaceleração observada no terceiro trimestre.