Senado votará MP que transfere Coaf ao BC dia 17

1405
Plenário do Senado incia o processo de votação para escolha de seu novo presidente. Na foto, Davi Alcolumbre. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Brasília – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que a sessão deliberativa extraordinária agendada para esta quinta-feira, a fim de avaliar a medida provisória (MP) aprovada ontem pela Câmara dos Deputados, que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central (BC), foi reagendada para a próxima terça-feira (17), às 10h30.

Um dos principais pontos do texto aprovado pela Câmara define o estabelecimento de um plenário composto por 12 conselheiros de cargos efetivos de outros órgãos, além do próprio presidente do BC.

A matéria prevê ainda que a organização e o funcionamento do Coaf no BC serão estabelecidas por meio de um regimento interno aprovado pela diretoria colegiada do Banco Central. Um destaque aprovado por acordo entre os deputados em plenário retirou a atribuição de produzir informações para o combate ao financiamento do terrorismo entre as obrigações do órgão.

Álvaro Viana / Agência CMA