Senado dos EUA rejeita convocação de testemunhas em processo de impeachment

311

Por Carolina Gama

São Paulo – O Senado dos Estados Unidos rejeitou uma demanda da oposição democrata de convocar novas testemunha para o processo de impeachment de Donald Trump, abrindo caminho para a absolvição do presidente norte-americano das acusações de abuso de poder e obstrução do Congresso.

Com um placar de 51 a 49, a votação marca uma vitória para os republicanos que tentam acelerar o julgamento no Senado para evitar um prejuízo à imagem política de Trump, que tenta a reeleição na corrida presidencial de novembro.

A motivação do presidente norte-americano para congelar a ajuda à Ucrânia está no centro do processo de impeachment. Trump disse que não fez nada de errado e chamou o impeachment de uma farsa com motivações políticas.

Os próximos passos do processo no Senado seguem indefinidos. Especialistas dizem que o voto final sobre o impeachment não deve acontecer antes de quarta-feira. Um dia antes, Trump faz o discurso do Estado da União, na qual faz um balanço de seu governo e apresenta planos para o ano.