Seguridade firma acordo com Tokio na área habitacional e residencial

260
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

São Paulo – A Caixa Econômica Federal informou que a subsidiária Seguridade firmou um acordo para nova sociedade com a seguradora Tokio Marine nos ramos de seguros habitacional e residencial. Pelo acordo, a Caixa terá 75% de participação enquanto a Tokio 25% de fatia.

Além disso, a subsidiária da Caixa Econômica será titular de 49,99% das ações ordinárias e 100% das preferenciais da nova empresa. Já a Tokio será dona de 50,01% das ações ordinárias.

Em comunicado, a empresa explicou que a Tokio fará um aumento de capital na nova empresa de R$ 1,520 bilhão e a Caixa Seguridade celebrará um contrato que dará a ela o direito de explorar o balcão Caixa por 20 anos.

A nova companhia irá remunerar a Seguridade com as despesas totais de comercialização por produto em valores pré-definidos (comissão de distribuição de 36,4% e 20% para residencial e habitacional, respectivamente), além de uma taxa de performance atrelada ao desempenho anual em volume e lucratividade.

A gestão da nova empresa será compartilhada entre a Caixa Seguridade e a Tokio Marine de acordo com as melhores práticas de governança. Cada acionista indicará quatro membros para o conselho de administração, com a presidência rotativa e alternada entre eles. A diretoria executiva será composta por quatro membros, com indicação paritária por parte dos acionistas e funcionará de forma colegiada e compartilhada.

Segundo a Caixa, o prazo para o fechamento da operação é 4 de janeiro de 2021, incluindo as aprovações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), do Banco Central (BC) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).