Secretário do Tesouro dos EUA aposta em reabertura da economia em maio

689
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin. Foto: Stephen Jaffe/ FMI

São Paulo – A economia norte-americana pode ser reaberta no próximo mês, disse o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, durante entrevista da para rede CNBC.

“Sim”, disse Mnuchin após ser questionado sobre reabrir a economia em maio. “Acho que assim que o presidente se sentir confortável com os problemas médicos”, acrescentou.

O secretário do Tesouro disse que o governo estava fazendo “tudo o que é necessário para que empresas e trabalhadores norte-americanos pudessem abrir negócios e que tenham a liquidez necessária para operar seus negócios nesse ínterim”.

Os comentários vieram logo após o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciar US$ 2,3 trilhões em financiamento para empresas e municípios.

No mês passado, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que esperava a reabertura da economia até a Páscoa, celebrada neste final de semana, embora o governo tenha divulgado diretrizes exigindo que o distanciamento social continue pelo menos até o final de abril.

Ontem, no entanto, Trump se recusou a fornecer uma data para a reabertura para a economia durante coletiva na Casa Branca e reforçou os apelos para que as pessoas fiquem em casa e respeitem as medidas restritivas.

Até agora, 432.579 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus nos Estados Unidos e pelo menos 14.830 perderam a vida, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.